Buy Ema Expert Advisor in the store selling algo trading systems
Buy CyberExpert Expert Advisor in the store selling algo trading systems
Buy Bilbo Expert Advisor in the store selling algo trading systems

Share
Go down
Diego.E
Diego.E
Number of messages : 44
Points : 1785
Date of Entry : 2015-08-17
Year : 41

ma1 Médias Móveis (MM)

on Wed Oct 05, 2016 9:03 pm
A MME parece ser a mais perfeita dos três tipos de médias. Segundo o autor Peixoto, “... um estudo efectuado pelo Merril Lynch com 13 mercadorias, em busca de qual seria a média mais eficiente entre 1970 e 1976, mostrou que a média aritmética funcionou melhor em 10 mercadorias, a média ponderada em 2 e a exponencial em 1. Nem sempre a sofisticação do cálculo leva ao melhor resultado.”
Gráfico do par cambial EUR/USD que inclui duas MMS de 20 e 40 horas. Quando a linha azul cruza no sentido descendente a linha verde dá indicação de uma zona de venda.:

[You must be registered and logged in to see this image.]

A MM traduz um indicador de tendência que não serve para visualizar/antecipar mudanças, uma vez que acompanha a tendência. Trata-se do indicador mais simples e é o mais utilizado pela AT, proporcionando a seguinte informação:
• identifica a tendência;
• indica níveis de suporte e níveis de resistência;
• identifica pontos de entrada e pontos saída.
O indicador tem como desvantagem o facto de indicar mudanças de tendências depois do movimento já ter começado, ou seja, a indicação de mudança de tendência é efectuada com um atraso significativo.


Muito simplesmente, uma MM constituiu um método de cálculo de um valor médio de um activo para um determinado período de tempo. O termo “móvel” indica apenas que a média se move, isto é, se altera à medida que o tempo passa e que as cotações mudam. Contudo, suavizando as oscilações dos preços ela evolui de uma forma menos brusca. Ao serem menos voláteis que os preços, as médias móveis facilitam a identificação da tendência, decorrendo daí a sua importância e popularidade. O grande sucesso das MM e de sistemas baseados nelas reside, precisamente, no facto de, pela sua natureza, serem trend following, mantendo-se no sentido da tendência dos princípios básicos da análise técnica.”


Para o autor Matos , a MM “é uma série numérica cujos valores são eles mesmos uma média”, com a passagem de cada período, a média muda. A MM pode ser calculada a partir da cotação de abertura, máxima, mínima e de fecho ou por uma combinação de todos eles. Para o autor Peixoto (2004), a cotação de fecho é a mais utilizada no cálculo e por isso deve ser essa que se deve utilizar. A MM consiste numa média sobre os últimos n períodos. Neste cálculo, sempre que seja introduzida uma nova cotação será excluída do cálculo a cotação do período mais antigo.

De acordo com o autor Santos  a MM pode ser determinada segundo três modos:
• Média Móvel Simples (MMS);
• Média Móvel Ponderada (MMP);
• Média Móvel Exponencial (MME).

A primeira informação que se retira da MM é a sua inclinação, a qual reflecte o comportamento dos investidores. Uma MM ascendente exibe um mercado comprador, enquanto uma MM descendente indica um mercado vendedor. A MM tanto pode ser utilizada para determinar a tendência da cotação como para alertar possíveis inversões de tendências, as quais podem ser determinadas pelo cruzamento da MM com a cotação ou pelo cruzamento entre MM.

Quando a cotação cruza com MM no sentido ascendente estáse perante uma reversão de tendência que indica um sinal de compra, e quando a cotação
cruza a MM no sentido descendente oferece um sinal de venda. Sendo utilizadas duas MM – uma média longa e outra média curta – o seu cruzamento permite reduzir o número de falsos sinais da estratégia anterior (comprar/vender).

O período de tempo do cálculo da MM é um parâmetro que deve ser ajustado de forma a encontrar o equilíbrio que conduza aos melhores resultados:
• quanto maior o período de tempo mais suave é o comportamento da MM e mais isento será a movimentos mais curtos, tornando-se menos volátil (se o período for demasiado grande vai responder lentamente às mudanças expressivas no mercado);
• para um período curto a MM estará mais próxima da cotação, tornando-se mais sensível e volátil (se o período for demasiado reduzido vai perder a sua utilidade como seguidora de tendência, uma vez que a média ficará muito exposta às variações da cotação e poderá gerar falsos sinais). A escolha do período para o cálculo da MM vai depender dos objectivos do investidor (investir: intraday, curto prazo, médio prazo e longo prazo).

O autor Peixoto classifica a MM da seguinte forma, tendo em conta os diferentes períodos de tempo:
• longo prazo – MM de 100 a 200 dias;
• médio prazo – MM de 20 a 100 dias;
• curto prazo – MM de 5 a 20 dias; e
• intraday – MM de 5, 10 e 30 minutos.

A MMS indica o valor médio da cotação para um determinado prazo, isto é, corresponde à média aritmética das últimas n cotações de fecho, onde n corresponde ao número de período a serem incluídos no cálculo. A MMP é semelhante à MMS, mas atribui maior ponderação às cotações mais recentes e divide o resultado pela soma da ponderação atribuída.

A MME é uma média mais sofisticada, uma vez que aumenta o peso da última cotação no cálculo da média, sendo, assim, mais sensível aos valores mais recentes (esta média reúne as vantagens da MMS e da MMP, apesar de considerar um cálculo mais complexo).

O tipo de MM a adoptar vai depender da estratégia, em termos do período de tempo e do tipo de divisa, portanto o investidor deve testar o indicador antes de o implementar no suporte à negociação.

Em termos gerais, para períodos de tempo curtos deve utilizar-se a MME porque permite capturar mudanças mais rápidas, uma vez que proporciona um
menor atraso do que a MMS. Para período longo a MMS é a mais adequada, dado que as cotações passadas têm uma influência forte e esta média é menos sensível a movimentos de curto prazo.

O autor Matos  sugere a utilização da MME na medida em que esta média oferece maior sensibilidade aos movimentos mais recentes, tornando-os mais perceptíveis ao investidor.
Back to top
Permissions in this forum:
You cannot reply to topics in this forum